sábado, 4 de dezembro de 2010

PEDESTAL DE CRISTAL





PEDESTAL DE CRISTAL

Tem certos momentos que voce precisa parar  e pensar. Que me desculpem minha falta de modéstia, mas num desses muitos momentos e  numa fração de segundos, uma  única frase fez a diferença, revelando  a verdadeira  personalidade de uma pessoa. O problema é quando essa pessoa é querida, ficamos impontentes diante de tamanho choque. Lendo o email, de uma menina que eu considerava encantadora e apaixonanante,  me chamou a  atenção sua  frase sem sentido  para o momento. Me fez refletir. A frase me  instigava,  alguma coisa estava estranha no ar. Dizia ela:  "cuidado a quem voce vai enviar... Afinal, não sou tão querida assim.....rsrs". Fazendo referencias a manifestação de afeto e paixão enviadas por mim através de um video que eu havia produzido para surpreende-la. Realmente, sabia  que a menina dos meus sonhos   tinha  problemas de relacionamento, mas até então acreditava que era por pura convicção. Mas nesse momento a frase me parecia fora de sintonia. O fogo não era algo prazeroso entre nós, mas fora e acima dessa relação. E, sinceramente me senti um peixe fora d'agua. Percebi, claramente,  nesta frase um  tom sarcástico e irônico, de quem tem um certo prazer em ser vista com desafeto. Me perguntei  Porque? Ao meu ver existem alguns motivos para que uma pessoa seja vista com desafeto: Falhas de caráter incompatíveis, contrariedade de interesses ou ser invejada.  Creio que contrariedade de interesses e inveja não fazem parte desse contexto. Eu digo incompatíveis, quando existe ameaça do sujeito se sentir em harmonia consigo mesmo. Mesmo porque, nunca acreditei numa relação maniqueísta do ser humano. Todos nós temos algum  traço de falhas, por puro egoísmo ou fraqueza. Portanto, todos tem dentro de si maldades  e  virtudes. Admiração ou revolta por pura inveja. Eu mesmo me espelho em Nero , quando alguém subestima minha inteligência. Fico irritado e contrariado.  A diferença é o grau que isto venha  prejudicar o outro. De experimentar o poder sobre o outro. De manipular ou outro em seu proveito. Isto para  mim é gravíssimo. 
Naquele momento, lembrei-me de uma crônica, muito bem escrita pela menina dos meus sonhos,  sim, dos meus sonhos por que não?  Pois quero acreditar  no que ela tem de melhor. A mesma  menina  revelada  em seu blog, seduz com as palavras brilhantes e com uma personalidade firme e marcante, mas paralelamente se senti invadida   acuada pelos seus desafetos. Foi então  que me lembrei de uma passagem interessante e descritiva de umas de suas histórias de vida. A passagem faz uma referencia a sua  personalidade relatando a experiência como atriz. Na crônica, a menina autora descreve com riqueza de detalhes seus ensaios  e como descobriu  o seu potencial na arte dramática. Logo depois da atuação, num sobressalto se revela  a certeza de seu diretor, que segundo o trecho,  escrito por ela, intitulado  Nasçe uma atriz,  ele  diz: " Eu sabia que morava mais alguém aí dentro " Se referindo a personalidade dessa garota brilhante.  Como não há conhecia  completamente e sempre a  achei  uma dessas  flores que escondem  mistérios, só poderia  ter seu blog oficial,  como referencia, aliás uma fonte  linda e maravilhosa. É nela que depositei completa confiança e me apaixonei. A autora que aqui me refiro e que conheço  pessoalmente, se mostrou uma poetisa e uma cronista, inteligente, com um fogo e paixão pela vida. Foi por este lado de sua personalidade que me apaixonei. Capaz de sensibilidade tamanha. Mas a frase combativa soava  solta como um martelo, prestes a quebrar minha cabeça, aquele "Cuidado  a quem vc vai mandar...afinal não sou tão querida assim, rsss", me espetava como se fosse um espinho. Estranho como uma pessoa querida por mim e que recebe carinhos naquele momento possa pensar em revanchismo. Pensava,  que  estivesse feliz por a manifestar  meu carinho. Mas aí venho o estalo  cerebral, rss. A primeira parte da frase manifesta preocupação com o outro e a segunda consigo mesma. Analisem  a frase. Foi aí que o castelo de areia se desmanchou, pisoteado e desprezado. Dei um ponto final na minha fantasia.  Não admito manipulação de espécie alguma.Naquele momento percebi que ela não estava pensando em mim, mas no que os outros pensavam sobre ela. Isto depois venho a ser confirmar, não só com palavras, mas com atitudes de ausência.  Não é aos outros que manifesto uma paixão, e sim a ela. Sem que ela soubesse, estava também e espontaneamente, me tornando mais um de seus desafetos. E no decorrer de mais alguns momentos pensativos, depois que me conformei coma as ruínas do castelo de areia,  pensei comigo mesmo, num reflexo meramente dedutivo, se não seria esse  sarcasmo com seus desafetos pura vaidade? Sim porque manipulação é o mecanismo da vaidade. Mas porque se envaidecer com os desafetos??  Existem pessoas que vêem na controvérsia uma fonte de destaque e nisto se revelam as personalidades egocêntricas. Elas se consideram fortes, mas na essência são frágeis. Uma projeção invertida para ser o centro das atenções, por não conseguir transformar em realidade, dentro de si,  os seus desejos e suas inspirações escondidas em teóricas produções literárias. Nessa experiência como atriz,   a atenção de seus espectadores, pode servir para estimular o amor ou a  vaidade. Tudo dependerá da personalidade e de seu equilíbrio, e pode reproduzir na vida real uma personagem. A questão é a escolha do poder. Poder para criar ou destruir.  Mas afinal quem chama mais a atenção a vilã ou a mocinha como protagonista na vida. Não estou dizendo que exista nesse caso falsidade, muito pelo contrário diga-se de passagem. O anjo que  mostro na abertura do meu blog,  quando visto bem de perto, revela uma projeção mais próxima da realidade  humana, os contrários que existem dentro de nós.  No entanto,  todos nós inconscientementes temos essa questão na forma de experimentar o poder. De um lado a ingenuidade da pureza e  da bondade  de outro a sombria face da maldade e manipulação.  E cada um experimenta como acha mais conveniente.  Muitos com certeza acham  conveniente representar a vilã de um grupo social, isto exerce uma tensão  e atenção das pessoas que a cercam  e de certa forma envaidece, pois experimenta a falsa sensação de  "independência" e poder. É como se a pessoa dissesse: "Eu me basto." Por isto que eu acho que o tablado do palco possa servir como alerta. Em dadas circunstâncias, a personalidade egocêntrica expressa através da arte uma representação no seu cotidiano revelando  a atriz ou ator fora dos palcos, e quando escreve no circulo fechado, no silêncio de sua privacidade e  numa revelação consigo mesma,   apresenta a sua verdadeira essência interior. Porém, sempre  numa disfunçao com a realidade.  Um  dado momento  se torna  imponente, em outra uma pessoa carente. O perigo do anjo teatral ,  é viver a sua verdade  na  literatura e ensaiar a vida fora do  palco, no fim existira sempre o sentimento de solidão.  Pois tanto um como o outro,  perdem o  contato com a realidade. Não se senti feliz, mesmo com suas maldades. Tenho pena de pessoas assim, pois não conseguem experimentar o sentido da verdade e do amor dentro de si. Se colocam num pedestal de cristal, prestes a se despedaçar pela pressão e o peso de sua vaidade. A estas desejo não só mudanças, mas a cura, pois são doentes da alma.

.................................................................................Andre Prado

Nenhum comentário: